Os Atletas

24-08-2011 17:27

 

 

Steve DavisSteve Davis

Ele com certeza é uma das lendas do Snooker. Foi seis vezes campeão do mundo. Aos 53 anos, o inglês Steve Davis é respeitado pelos principais jogadores e também para aqueles que começam no esporte. Sua época de ourou foram os anos 80. Tem 28 títulos de classificação e foi considerado o melhor do mundo por sete anos seguidos. Ele tem a marca do primeiro break de 147 pontos.

 

 

 

Stephen Hendry

 Stephen HendryOs sete títulos mundiais deram a Stephen Gordon Hendry o apelido de The Golden Boy. Ao longo de 26 anos como profissional, esse “garoto de ouro” já venceu mais de setenta torneios, metade com pontuação no ranking.    Este ano, chegou a décima tacada máxima, com 147 pontos, atingindo a marca de outra lenda do esporte Ronnie O’Sullivan. É o 15° no ranking.

 

 

 

Mark Selby

Mark SelbyNascido em Leicester, na Inglaterra, com apenas 28 anos, Mark Selby é um dos mais jovens jogadores profissionais da sinuca inglesa. Ele consta como o número três no ranking mundial do esporte da WPBSA. Ganhou vários títulos importantes como o Masters 2008 e 2010, Gales Open 2008, Six Reds World Championship 2010, vice-campeão no Campeonato Mundial de 2007 e 2009 e o Masters Open da Escócia.

 

 

Graeme Dott

Graeme DottThe Pocket Dynamo. Assim é conhecido este escocês de Larkhall. Em 2006, ele surpreendeu até os mais experientes jogadores da sinuca inglesa ao vencer o mundial de 2006. Naquele ano, Graeme Dott superou atletas como John Parrott, Bond Nigel, Neil Robertson e Ronnie O'Sullivan. Um ano depois, Dott conquistou outro torneio importante o China Open 2007. Número 11 no ranking.

 

 

Shaun Murphy

Shaun MurphyEm mais de dez anos como profissional do snooker, Sahun Murphy recebeu o apelido de “O Mago” por sua habilidade e precisão no jogo.  Em 2005, venceu o campeonato mundial e três anos depois conseguiu uma vitória no UK Championship e se tornou o décimo competidor na época a conquistar os dois títulos. Hoje ocupa a quinta posição no ranking.

 

 

 

Allister Carter

Allister CarterForam alguns anos tentando chegar ao Top 16 do Ranking da WPBSA. Feito que Allister Carter só atingiu na temporada 2006/2007 e no ano seguinte chegou a final do campeonato mundial. Nesta mesma competição chegou ao seu primeiro break de 147 pontos. Mora na Inglaterra e começou no snooker como profissional em 1996. O jogador que ganhou o apelido de “O Capitão”.  É o número 7 da WPBSA.

 

 

Ricky Walden

Sua principal vitória foi no Shangai Masters de 2008. Para chegar ao título bateu muitas feras do snooker mundial como Stephen Hendry, Neil Robertson, Steve Davis e Mark Selby. Depois dessa sequencia, ainda teve fôlego para disputar uma final com o n º 1 Ronnie O'Sullivan. Walden está hoje na 21° colocação no ranking da WPBSA.

 

Stephen Lee

Stephen LeeVenceu quarto torneios do ranking. O Grand Prix de 1998, o LG Cup de 2001, o Scottish Open 2002 e quatro anos depois o Welsh Open. É dele o recorde de frames consecutivos em eventos de ranking da WPBSA. Um dos melhores jogos foi contra o número um do mundo Mark Williams, que foi derrotado por 5-4. Hoje, é o 19° no ranking.

 

 

 

Mark Davis

Mark DavisTeve bons desempenhos em torneios internacionais como no German Open em 1996, no Scottish Open 2001, e no ano passado no Roewe Shanghai Masters 2010. No ranking da WPBSA, é o 18° colocado. No International Open 1997 chegou a sua pontuação máxima de 140 no break.

 

 

 

Jamie Cope

Jamie CopeAtualmente é o número 17 na lista dos melhores atletas da WPBSA. Foi por duas vezes finalista em dois eventos do Ranking Mundial. O jovem de 25 anos começou a se destacar ainda cedo no esporte. Na época que competia na categoria júnior chegou a vencer cerca de cinquenta torneios antes de virar profissional no snooker.

 

 

 

Peter Ebdon

Peter EbdonSe tornou profissional em 1991. Um ano depois, já chegava a marca dos 147 pontos no break no Strachan Professional. Foi campeão mundial em 2002 e conquistou o título em sete outros eventos de classificação da WPBSA. Agora está na 16° colocação no ranking mundial.

 

 

 

Stuart Bingham

Stuart BinghamEm 1996 conquistou o título mundial amador. Dez anos depois, foi o primeiro jogador a vencer duas vezes o Snooker World Academy. No mês passado, conquistou o Australian Open 2011 com uma vitória memorável diante do número um do mundo Mark Williams. Com a vitória chegou a 12° posição.

 

 

 

Igor Figueiredo

Igor FigueiredoIgor Figueiredo é hoje o melhor jogador de snooker profissional do Brasil e ocupa a 98° no ranking da WPBSA. Ele fez sua estreia no circuito internacional na temporada 2010/11. Um ano antes, ele conseguiu chegar a final do Campeonato do Mundo IBSF.  Seu primeiro grande evento foi o Sahnagai Masters, onde venceu Jamie O'Neill por 5-4 e David Gilbert num placar de 5-4. Mora hoje na Inglaterra.

 

 

Mark Allen

Mark AllenO primeiro título profissional veio em 2009. Mesmo sem contar pontos no ranking da WPBSA, o Jiangsu Classic na China deu ao irlandês Mark Allen credibilidade no mundo do snooker. Em 2005, ele conquistou o europeu Sub-19. É o 13° do mundo e foi semifinalista em 8 competições do ranking da WPBSA.